O Desafio

A Azul tinha como desafio lançar o filme “A Culpa é das Estrelas” em parceria com os Alfas e formadores de opinião do público-alvo, dividido entre dois grupos: 1- fãs do livro “A Culpa é das Estrelas” de John Green e assuntos relacionados (como os atores Shailene Woodley e Ansel Elgort) e 2- amantes de literatura e cinéfilos. Por meio de uma campanha de baixo custo e alto engajamento, pretendíamos incentivar a ida ao cinema para um filme que já era muito aguardado.

Estratégia

Investimos na criação de materiais e artes exclusivas para os portais, além da divulgação de conteúdos e notícias da produção. Alimentamos a ideia da estreia do filme como o lançamento do ano, incentivando concursos culturais com ingressos e brindes, movimentos de “caça ao pôster”, encontro de fãs e compartilhamento de imagens que aumentasse o alcance da campanha. A parceria com 25 portais maximizou esse esforço tornando a espera pelo filme ainda maior.

O Resultado

O alcance total estimado das ações com Alfas foi de 11 milhões de pessoas, e o da campanha em geral foi cinco vezes maior do que o esperado. Esse fenômeno ilustra a alta popularidade do best-seller e da produção e seu grande impacto nos usuários, uma base de fãs extremamente engajada. O filme teve forte presença nas principais redes sociais e acabou se transformando numa autêntica febre.